sábado, 28 de março de 2009

Tonico Hepatobiliar

Hepatobiliar
Tratamento Fitoterápico do Fígado e Vesícula

Estamos vivendo momentos especiais da evolução planetária e pessoal. A vulnerabilidade e os desafios andam acelerados no sentido de não deixar ninguém sossegado ou acomodado.

Não existe tempo a perder quando o assunto é crescer e expandir na qualidade de vida e sensação de realização pessoal. Corações a serviço da harmonia e da paz.

“O tempo urge” e todos somos cada vez mais cobrados pela responsabilidade na busca incessante do autoconhecimento e maior assertividade - inteligência plural -, para solucionar nossos grandes desafios.

Inteligência é a capacidade de encontrar a melhor solução de um desafio no menor tempo possível. E, para tanto, a mente e o corpo limpos - lúcidos - ajudam BASTANTE, é tudo que precisamos.

Neste momento especial do planeta, onde passamos com freqüência diária pela raiva, ira, impotência e medos, emoções extremamente desestruturantes, que nos segam, emburrecem e são muito negativas ao fígado e vesícula.

Precisamos então transformar, nos desintoxicarmos destas emoções e seus efeitos colaterais, para resgatar nossas inteligências e equilíbrio emocional o mais rápido possível.

Assim, precisamos estar entrando em cumplicidade de amor para com este sistema, uma grande central de defesa e ação visionária, fazendo uso de uma alimentação mais saudável e ainda, devido à grande demanda, dando um suporte ao trabalho hepatobiliar.

Como a receita abaixo produz bastante tônico, sugiro que você o prepare na íntegra e compartilhe com amigos e parentes, iniciando um trabalho de irradiar saúde e equilíbrio ao mundo que lhe cerca.

Ingredientes Usando a erva seca Usando a erva fresca

Boldo do Chile 25 g = 1 ½ xícaras 50 gramas
(Coleus barbatus)

Capim Cidreira 25 g = 1 xícara 50 gramas
(Cymbopogon citratus)

Carqueja 50 g = 2 xícaras 100 gramas
(Baccharis trimera)

Tansagem 50 g = 2 xícaras 100 gramas
(Plantago major)

Limão inteiro - 200 gramas
(polpa, casca e folhas)

Álcool de cereais Ver indicações de preparo abaixo

Água mineral Ver indicações de preparo abaixo


Preparo de cada uma das 5 Tinturas Mãe (TM):
Importante: preparar cada extrato em separado, ou seja, serão obtidos 5 frascos de vidro escuro, conforme a formulação e forma de preparo descritas a seguir:

Boldo do Chile TM a 10% - Adicionar 25 gramas da erva seca (ou 50 gramas da erva fresca) em uma garrafa de vidro escuro contendo 125 ml (1/2 xícara) de álcool de cereais (ou álcool absoluto) + 125 ml (1/2 xícara) de água mineral. Tampar bem e deixar em maceração por 2 semanas em local fresco (ou enterradas na terra).

Capim Cidreira TM a 10% - Adicionar 25 gramas da erva seca (ou 50 gramas da erva fresca) em uma garrafa de vidro escuro contendo 125 ml (1/2 xícara) de álcool de cereais (ou álcool absoluto) + 125 ml (1/2 xícara) de água mineral. Tampar bem e deixar em maceração por 2 semanas em local fresco (ou enterradas na terra).

Carqueja Doce TM a 20% - Adicionar 50 gramas da erva seca (ou 100 gramas da erva fresca) em uma garrafa de vidro escuro contendo 125 ml (1/2 xícara) de álcool de cereais (ou álcool absoluto) + 125 ml (1/2 xícara) de água mineral. Tampar bem e deixar em maceração por 2 semanas em local fresco (ou enterradas na terra).

Tansagem TM a 20% - Adicionar 50 gramas da erva seca (ou 100 gramas da erva fresca) em uma garrafa de vidro escuro contendo 125 ml (1/2 xícara) de álcool de cereais (ou álcool absoluto) + 125 ml (1/2 xícara) de água mineral. Tampar bem e deixar em maceração por 2 semanas em local fresco (ou enterradas na terra).

Limão (polpa + casca + folhas) TM - Adicionar 150 gramas de limão maduro lavado e picado + 50 gramas de folhas frescas de limão lavadas e rasgadas em uma garrafa de vidro escuro contendo 125 ml (1/2 xícara) de álcool de cereais (ou álcool absoluto) + 1/4 xícara de água mineral. Tampar bem e deixar em maceração por 2 semanas em local fresco (ou enterradas na terra).

Atenção: após o tempo de maceração as Tinturas (TM) deverão ser filtradas em algodão ou filtro de papel e voltarem para frasco escuro com tampa. Colocar imediatamente uma etiqueta com o nome legível de cada uma das tinturas mãe (TM) e a sua data de preparo. Assim, serão obtidos 5 frascos de TM que se bem acondicionados e guardados em local fresco terão validade de 2 anos.

O Tônico será preparado com a mistura das 5 Tinturas na seguinte proporção:

Tinturas Mãe (TM) Preparo 110 ml

Boldo 10% 30 ml

Capim Cidreira 10% 20 ml

Carqueja 20% 30 ml

Tansagem 20% 20 ml

Limão Tahiti 10 ml


Função: este tônico estimula as funções hepáticas e biliares, o que se reflete na purificação do sangue que, por sua vez retira das células e dos líquidos intercelulares toda a sorte de resíduos e toxinas. Processa-se desse modo uma vitalização no organismo inteiro. A carqueja e o boldo ativam as funções hepáticas e biliares. A tansagem atua como antiinflamatório. O capim cidreira tem ação antiespasmódica, levando o organismo a um equilíbrio, caso a carqueja e o boldo ativem demais as funções hepáticas e biliares. O limão atua como um desintoxicante geral.

Indicações: quando se faz necessária uma purificação do sangue e dos líquidos intracelulares e intercelulares. Nas deficiências hepáticas, biliares e digestivas em geral. Como auxiliar nos diversos quadros inflamatórios e degenerativos do fígado e da vesícula. Na desintoxicação do sistema hepatobiliar. Nos quadros psíquicos associados a deficiências hepáticas e biliares, tais como depressão endógena, oscilações de humor, ataques de ira ou medo e distúrbios da volição.

Posologia e tratamento: nos casos de uma vesícula lenta, tomar 30 gotas pela manhã em jejum e 30 gotas à noite ao deitar. Nas outras indicações tomar de 10 a 20 gotas em jejum e após as refeições principais por 3 semanas ou mais. Nos trabalhos com a Alimentação Desintoxicante – principalmente na prática dos jejuns desintoxicantes – tomar 30 gotas antes das refeições principais.

Importante: durante o preparo colocar música relaxante. Fazer orações e bendições, invocando ajuda espiritual e consagrando este remédio para trazer saúde e força. Para cada planta que colocar no preparo abençoar e agradecer. O lugar onde os frascos serão armazenados deverá ser limpo e harmonioso.

Texto extraído dos livros:
1) Receituário de Medicamentos Sutis – Dr. José Maria Campos – Ed. Pensamento.
2) Alimentação Desintoxicante – Conceição Trucom – Editora Alaúde.

Conceição Trucom é química, cientista, palestrante e escritora sobre temas voltados para a Alimentação Natural, bem-estar e qualidade de vida.

Reprodução permitida desde que mantida a integridade das informações e citada a autora e fonte

fonte doce limao

1 comentário:

Anónimo disse...

Está me ajudando muito o hepatobiliar. Renovador e purificador. Louvados sejam os médicos e seus guias q nos prescrevem este medicamento. Gratidão!

Direitos do Leite da terra

Todos os direitos reservados. Nenhuma parte poderá ser reproduzida, de forma alguma, sem a permissão formal por escrito do seu autor, excepto as citações incorporadas em artigos e ou postes com os devidos créditos