quarta-feira, 1 de abril de 2009

SALADAS DELICIOSAS


saladas, entradas


Precisamos consumir, todos os dias, uma salada de folhas verdes. Além da beleza, da fartura e do saudável que é uma salada verde, ela cumpre o papel de modular nosso apetite para as goluseimas.

Assim, comecem pela salada farta, colorida e temperada com ervas frescas.

Devem ser pelo menos 3 tipos diferentes de folhas. É importante variar os sabores e texturas, até para poder fazer uso daquelas que são de sabor mais forte ou amargo. Quando são misturadas com outras mais doces, fica mais fácil.

Lave-as bem (o fato de ser de cultura orgânica não exime a necessidade da boa lavagem), rasgue as folhas em pedaços (melhor com as mãos que com a faca). Agrião, folhas de beterraba, alface, almeirão, todas as couves (manteiga, brócolis, flor, repolho), escarola, rúcula, hortelã, salsa, coentro, endívia, acelga, capuchinha, azedinha, bálsamo, manjericão, orégano, etc.

Todos os dias escolha alguns dos seguintes ingredientes crus para completar a salada, sugerindo que a melhor maneira de escolher é pela salivação (ao olhar ou pensar) e cor:

Ralados: abóbora, abobrinha, batata doce, beterraba, cará, cenoura, inhame, mandioquinha, nabo, pepino, rabanete, etc.

Cortados finos: abobrinha italiana, brócolis, cebolinha, cenoura, couveflor, erva doce (funcho ou anis), milho verde, nabo, pepino, pimentão, rabanete, salsão, etc.

Cortados em pedaços maiores: pepino, pimentão, tomate, etc.

Germinados: trigo, cevada, girassol, amendoim, grão-de-bico, etc.

Tabule de trigo germinado: germine o trigo (grão inteiro e integral) deixando-o de molho em água filtrada por toda a noite. Coe e acrescente tomate e pepino picadinhos em cubos, manjericão fresco, azeite extra virgem, limão e missô a gosto. Opcional: maçã picada, pimentão, cenoura ou beterraba ralada. Misture tudo, coloque numa saladeira e decore com folhas verdes em volta.

Cenoura com pasta de grão-de-bico: 1 xícara (chá) de grão-de-bico germinado, batido no processador com 1 pitada de sal + suco fresco de 1 limão. Acrescente ¼ de cebola picada depois da massa pronta. Rale as 2 cenouras em fios longos. Junte numa travessa os fios de cenoura com a pasta e sirva acompanhada de salada verde.

Conceição Trucom é química, cientista, palestrante e escritora sobre temas voltados para a alimentação natural, bem-estar e qualidade de vida.

Reprodução permitida desde que mantida a integridade das informações e citada a autora e a fonte.

Recomenda-se a leitura na íntegra do livro Alimentação Desintoxicante - editora Alaúde, o que possibilitará a prática desta filosofia de vida com consciência e responsabilidade.

Fonte:
Doce limao
foto: Leite da Terra

1 comentário:

Ursula Jahara disse...

Olá!
Passando por aqui para agradecer o comentário que deixou no meu blog. E sim, para germinar necessitamos de uma certa disciplina. Minhas sementinhas prediletas - lentinha, gergilim, linhaça, girassol, e claro, nada como uma boa amendoa hidratada. Mas nem sempre é possível. :)

Adoro os artigos do Doce Limão, que tb recebo em meu email.

Mantenha contato!

Um brinde a vida!

Ursula *

Direitos do Leite da terra

Todos os direitos reservados. Nenhuma parte poderá ser reproduzida, de forma alguma, sem a permissão formal por escrito do seu autor, excepto as citações incorporadas em artigos e ou postes com os devidos créditos