terça-feira, 8 de setembro de 2009

Deveríamos parar de comer carne? II

Continuação....

Câncer, doenças cardíacas, crueldade com os animais, matança de semelhantes, desastre ecológico... Afinal, será que você deveria virar um vegetariano?

por: Denis Russo Burgierman / Alceu Nunes


Todos os tipos de vegetarianos

Vegetarianos não são todos iguais. Conheça as diferenças.

Ovolactovegetarianos

Não comem carne de nenhum tipo, mas consomem ovos, leite e derivados. Em geral, quando alguém diz que é "vegetariano", é essa dieta que ele segue.

Lactovegetarianos

Provavelmente o mais numeroso dos grupos, já que essa dieta é predominante no sul da Índia – por razões religiosas. Nada de carne, mas leite e derivados estão liberados. O ovo é terminantemente proibido, por conter a "vibração da vida".

Vegans

Não consomem nada de origem animal: carne, ovos, leite, mel. Roupas de couro, lã e seda também estão proibidas.

Semivegetarianos

Aquelas pessoas que afirmam ser vegetarianas, mas abrem exceções para peixes ou aves. São vistos com desdém pelos outros grupos. A principal razão para essa dieta, que recusa só a carne vermelha, é o cuidado com a saúde.

Macrobióticos

Dieta tradicional japonesa, que pode ser vegan, ovolactovegetariana ou incluir peixe. Há várias restrições – a dieta acompanha as estações do ano, o cardápio tem que incluir uma árvore toda, da semente ao fruto. Como foi elaborada no Japão, a macrobiótica não contempla a realidade brasileira (as estações do ano, por exemplo, são diferentes aqui). Isso pode levar a deficiências alimentares.

Crudivorismo

Só comem vegetais crus. É preciso cuidado com essa dieta, porque ela exclui os grãos, que são as melhores fontes de proteína e ferro dos vegetarianos. Há risco de desnutrição.
Nota do Leite da Terra: e os germinados não contam, não são grãos e sementes????

Frugivorismo

Os frugivoristas não só rejeitam carne, como evitam machucar ou matar vegetais. Por isso, comem apenas aquilo que as plantas "querem" que seja comido: frutas e castanhas. Consideram o consumo de folhas, caules e raízes uma violência. A dieta não é das mais saudáveis, já que é pobre em proteínas e em minerais.

Carne faz mal?

Quem come mais carne – especialmente carne vermelha – tem índices maiores de câncer e de enfarte, as duas principais causas de morte do planeta. É o que dizem as estatísticas. Carne faz mal, então? Não é tão simples.

Nos últimos 30 anos, as autoridades dos Estados Unidos vêm aconselhando os americanos a diminuir a ingestão de carne vermelha e manteiga por causa de suspeitas de que a gordura saturada presente em grande quantidade nesses alimentos aumenta a taxa de colesterol e, com isso, causa ataques cardíacos. O conselho virou norma no mundo todo – a Organização Mundial da Saúde e vários governos adotaram a política de reduzir a gordura saturada. Tudo muito bom, só que tem algumas peças que, mesmo após três décadas de pesquisas, continuam não se encaixando no quebra-cabeças.

Uma delas é a Europa mediterrânea. Lá, desde que terminaram os rigores da Segunda Guerra, o consumo de carne vermelha tem aumentado. Pois bem: a taxa de doenças cardíacas diminuiu no mesmo período. E a França? O país da pâtisserie, fã ardoroso das carnes vermelhas de todo tipo, onde qualquer almoço começa refogando o que quer que seja em manteiga derretida, tem uma das mais baixas taxas de mortes por ataque cardíaco do mundo.

No ano passado, Gary Taubes, correspondente da revista americana Science e um dos principais escritores de ciência do mundo, escreveu um longo artigo no qual classificava o medo da gordura saturada como "dogma". Taubes afirma que, mesmo com tanta pesquisa, não há prova de que gordura saturada e enfartes estão ligados. E vai além: diz que a propaganda do governo só serviu para fazer com que os americanos comessem mais – ao evitar a gordura, eles acabavam ingerindo mais carboidratos, mais açúcar, para manter a quantidade diária de calorias (o corpo tende a reclamar quando as calorias são insuficientes para saciá-lo – isso se chama fome). Resultado: o índice de obesidade passou de 14% para 22% no país. E obesidade, sabidamente, é um sério fator de risco para doenças cardíacas.

A maior parte do mundo médico ainda acredita na malignidade da carne vermelha e da manteiga. ("Não tenho dúvidas da relação entre gordura saturada e doenças cardiovasculares", afirma o nutricionista argentino Cecílio Morón, oficial da agência da ONU que cuida de alimentação, a FAO. Denise Coutinho, que coordena a política de nutrição do governo brasileiro, repetiu quase as mesmas palavras.) Mas o artigo de Taubes serviu para mostrar que nutrição não é baseada numa relação simples de causa e conseqüência, tipo "mais carne, mais ataques cardíacos".

Mas, afinal, o que sobra da discussão? Dietas de países gelados como a Escócia e a Finlândia, onde o único vegetal consumido em quantidade é o tabaco, estão equivocadas. Os altos índices de ataques cardíacos por lá são prova incontestável. Mas os franceses, e os mediterrâneos em geral, devem estar fazendo alguma coisa certa. Sua dieta é variada e rica em vegetais frescos, azeite de oliva (tido como redutor de colesterol), vinho e carne de todos os tipos. Ao contrário dos americanos, esses povos comem com calma, em ambientes descontraídos. O que os está salvando dos ataques cardíacos? Os legumes, o azeite, o vinho, a conversa mole depois do almoço, a brisa marinha? Ninguém sabe ao certo. Provavelmente é uma conjunção de todos esses fatores.

O raciocínio vale em parte para o câncer também. Os comedores de carne morrem mais de câncer de intestino, boca, faringe, estômago, seio e próstata. Ainda assim, o elo entre carne e câncer é meio frouxo. Tudo indica que, se é que a carne aumenta mesmo a incidência de câncer, sua influência é bem pequena – um fator entre muitos.

Agora, de uma coisa ninguém tem dúvidas: vegetais fazem bem. Uma dieta rica em frutas, legumes e verduras claramente reduz as chances de ter câncer no esôfago, na boca, no estômago, no intestino, no reto, no pulmão, na próstata e na laringe, além de afastar os ataques cardíacos. Frutas e legumes amarelos têm caroteno, que previne câncer no estômago; a soja possui isoflavona, que diminui a incidência de câncer de mama e osteoporose; o alho tem alicina, que fortalece o sistema imunológico; e por aí vai – essa lista poderia ocupar o resto da revista. Em resumo: não está bem claro se a carne faz mal. Muito bem, pelo jeito, não faz. Mas, para ser saudável, o importante é ter uma dieta rica e variada de vegetais. Seja ela vegetariana ou não.

continua....

fonte:Super Abril

1 comentário:

Pedro Lara de Arruda disse...

Mais uma reportagem comprada nesse lixo editorial que são as revistas da editora abril (organizações globo). Será que eu estou exagerando ou mais alguém percebeu o esforço por se estimular o consumo de carne diante das críticas vegetarianas!?!. Esse idiota desse Dennis Russo tenta desbaratar o padrão globalmente associado entre consumo de carne e câncer/ataques cardíacos por meio de casos isolados. Qualquer um que entenda um mínimo de estatística sabe que é tendencioso questionar uma amostragem maior em função de grupos amostrais amodais, que foi o que ele fez. Ademais, foi ridícula a tentativa de caracterizar a França como um país de "vocação carnívora" em função de seus pratos amanteigados. O consumo de carne naquele país é absurdamente menor do que o dos EUA, por exemplo. Lá, mesmo o carnivorismo é muito mais qualitativo que quantitativo. Churrasco e outras celebrações da gula são imagens extremamente opostas à culinária francesa, cujo estereótipo clássico é justamente do pratinho hiper pequeno, cheio de legumes, eventualmente com uma porção mínima de carne, tudo muito bem temperado com azeite e outros óleos vegetais. Tendência essa que fica ainda mais consistente em função dos altos preços de carne naquele país, algo infinitamente mais caro do que nos EUA e no Brasil.
Com relação às estatísticas que apontam para o aumento da obesidade na população estadunidense, é simplesmente patética a forma como o Dennis Russo tenta vincular esse crescimento à internalização do vegetarianismo. Esse bossal não fez distinção entre a recomendação ao vegetarianismo, ou melhor, à redução ao consumo de carne, e a incorporação efetiva desse ato. Apenas por se ter feio um apelo, não significa dizer que ele tenha sido acatado. Na realidade, a maioria dessas campanhas públicas tende a prenunciar um aumento na ocorrência do fato social denunciado. Campanhas anti-alcool geralmente tentam barrar escaladas previstas para o consumo de álcool. Assim, o principal alvo dessas campanhas não é tanto diminuir o fato social, mas tentar evitar sua escalada. Essa lógico fica ainda mais evidente no caso da carne nos EUA. De forma simplificada, ao invés de criar uma cortina de fumaça com as estatísticas, esse Dennis Russo deveria investigar qual porcentagem do aumento de doenças cardíacas foi devida à incorporação de hábitos alimentares pró-vegeterianos. Mas acho que essa sugestão não é uma novidade para ele que, acredito eu, não fez esta ligação pelo simples motivo de que, dessa forma, estaria revelando a seu público que, de fato, o consumo de carne causa aumento na ocorrência de doenças cardiovasculares.

Direitos do Leite da terra

Todos os direitos reservados. Nenhuma parte poderá ser reproduzida, de forma alguma, sem a permissão formal por escrito do seu autor, excepto as citações incorporadas em artigos e ou postes com os devidos créditos