segunda-feira, 9 de julho de 2012

Saiba as melhores combinações para uma alimentação saudável - Globo Reporter

Quando o assunto é alimentação é preciso fazer a escolha certa. E algumas combinações têm as vitaminas, proteínas e minerais que o corpo precisa.

Em meio a tantas opções de alimentos, qual seria a combinação mais saudável? Casamento perfeito, quem não sonha com isso? Uma relação onde um completa o outro. Quando o assunto é alimentação também é preciso fazer a escolha certa. E algumas combinações têm as vitaminas, proteínas e minerais que o corpo precisa. Enfim, casam muito bem. Na saúde ou na doença.
Três décadas juntos. E para uma relação ainda mais duradoura Wilson e Rosana caminham no mesmo rumo: qualidade de vida.
Mais movimento para o corpo. E mais cuidado com a alimentação.
A equipe do Globo Repórter foi participar do café da manhã de Wilson e Rosana.
“O meu café da manhã, por exemplo, tem um pãozinho francês, um cafezinho, mas o do Wilson e da Rosana é bem diferente do tradicional. A gente tem um kit saúde. Temos nozes, castanha do Pará, castanha de caju, pistache, tem também ameixa e damasco”, revelou o repórter Paulo Gonçalves. “Por que um café da manhã Wilson?”, perguntou.
“Eu tenho problema de colesterol, problema de triglicérides no fígado, e percebi que ao fazer essa mudança com esse kit mais saudável, melhorou muito a disposição do organismo, as defesas, abaixou o colesterol, abaixou o triglicérides”, explicou o consultor de empresa Wilson Rabelo Souza.
O kit colesterol foi uma receita médica, com base nas propriedades de cada alimento. A castanha do Pará tem proteínas e minerais como o selênio. Reduz o colesterol, protege o cérebro e previne tumores.
A castanha de caju tem Omega 6, bom para pele e cabelos. As nozes têm minerais como fósforo e potássio. E ácidos graxos: fazem bem para a circulação do sangue.
“Foi feito trabalho em Harvard com 38 mil mulheres, que utilizaram uma unidade por dia. Depois de um período de 10 anos, esse grupo teve uma redução de quase 40% de doenças cardiovasculares”, afirmou o nutrólogo da Unicamp Edson Credidio.
O pistache tem vitamina B6, ajuda na formação da "serotonina" o hormônio do bom humor. E também é rico em minerais como cálcio dos ossos.
“Ele reduz o colesterol e o triglicérides”, acrescentou Edson Credidio.
Damasco ou ameixa seca fecham o kit. As frutas desidratadas têm vitaminas e fibras para o funcionamento do intestino. Com essa receita diária há cinco anos, Wilson trocou remédios por alimentos.
“Quantos comprimidos você tomava por dia?”, perguntou o repórter.
“Dois comprimidos. Um para colesterol e outro para triglicérides. E um para pressão. Agora nenhum. Quando eu tenho crise, por eu ter gordura no fígado, Mal de Gilbert, aí sim eu tomo remédio para baixar o colesterol e o triglicérides. Mas depois que baixou, sigo com a alimentação”, contou Wilson.
Então anote aí a combinação de saúde.
“É uma castanha do Pará, uma nozes, no caso são duas porque ela é quebrada, aí vem 2 castanhas de caju, uns 4 pistache e 1 damasco”.
“A ameixa eu coloco como optativo. Porque se você soma, tudo isso é calórico. Com esse kit saúde, eu percebi que eu não senti um monte de sintomas que as mulheres ao chegarem na menopausa sentem. Então eu, por exemplo, não faço reposição hormonal, é só na alimentação”, afirmou a pedagoga Rosana Castro Souza.
Para ganhar mais saúde, o casal incorporou outras opções no cardápio como pão integral, leite desnatado e linhaça. Mudanças na mesa e na vida.

“Nós temos mais disposição para ir ao trabalho, sair, passear, você vê pessoas, vê paisagens”, disse Wilson.
“Até pra namorar”, acrescentou Rosana.
“Oxigena o casamento. Oxigena a vida”, completou Wilson.
Nem tudo são flores no casamento de Fernando e Silmara.
"Eu falo uma coisa, se eu vejo que ela já vem com sete pedras na mão já nem fico falando muita coisa. Faço o que tem que fazer e vou dormir", revelou o motorista de caminhão Fernando Caetano.
“O que tira ela do sério Fernando?”, perguntou o repórter.

“É chegar e a comida não estar pronta”, respondeu Fernando.
Manda quem pode. Obedece quem é marido. Principalmente naqueles dias.
“A gente já brigou muito. Eu tenho vontade de bater, eu choro muito. Uma situação extrema. Nesses dias eu fico muito insuportável. Até eu não me suporto”, contou a supervisora de vendas Silmara Caetano.
No trabalho a harmonia tem prazo de validade. Quando chega a TPM, o tom é diferente.
“Ela já chega mal humorada. o bom dia dela não é um bom dia”, lembrou a vendedora Marcela Wurmeistir.
“Ou eu explodo e xingo ou eu choro”, disse Silmara.
“A gente pensa pra falar com ela senão toma aquela patada logo de manhã”, contou o vendedor Reginaldo Campos.
Chefe de uma equipe de vendas ela convive com metas, cobranças e a Tensão Pré-Menstrual. Um problema que também afeta os nervos de gente mais jovem como Janaína.
“Eu acho que eu exagero. Quando eu falo um pouco mais alto, respondo de um jeito que não precisava, e é realmente pelo período”, disse a jornalista Janaína Nascimento.
“A gente não chega a brigar, mas que ela dá umas respostas bem atravessadas, ela dá”, lembrou a também jornalista Carolina Pimentel Frau.
A irritação, os homens conhecem. Mas elas sofrem mais que isso.
“Sinto uma dor de cabeça muito forte, uma dor na coluna, na lombar”, contou Janaína.
“Dor de cabeça, dor nas pernas e muito cansaço”, disse Silmara.
Durante a tempestade hormonal provocada nesse período alguns nutrientes fazem falta como vitaminas, aminoácidos e minerais. Por isso, o nutrólogo da Unicamp desenvolveu um cardápio específico para os efeitos da TPM.
“O ideal é fazer uma alimentação que supra, que substitua tudo que está faltando no organismo. Começando com o brócolis, que tem o princípio ativo que aumenta a resistência imunológica. A beterraba tem o betacaroteno, que auxilia também nos sintomas da tensão pré-menstrual. O grão de bico tem alto teor de "triptofano". Ele age como precursor da serotonina que é o hormônio responsável por todos os sintomas emocionais da TPM. Nervosismo, irritabilidade, fadiga”, afirmou Edson Credidio.
“Toda folha é rica em complexo B. No caso da TPM é necessário complexo B, porque a falta de B6 leva a uma série de sintomas inclusive as dores nos seios. O arroz integral, além de ter as vitaminas e os minerais, ele tem alto teor de fibra. O que faz com que evite também o inchaço que é muito comum as mulheres nessa fase de tensão pré-menstrual”, completou o nutrólogo.
A combinação fica completa com peixes. De preferência o salmão ou a sardinha. Ricos em Omega 3, melhoram a circulação sanguínea e ajudam a manter o equilíbrio dos hormônios, reduzindo os efeitos indesejáveis da tensão pré-menstrual.

Durante 20 dias Silmara e Janaína seguiram uma dieta anti-TPM, com opções para todas as refeições do dia.
“Como está o seu café da manhã, está de acordo com o que ele pediu?”, perguntou o repórter.
“Está de acordo, eu mudei algumas coisas, a fruta que era a maça, ele falou que poderia comer um mamão. O pão integral que ele falou, pediu para colocar o queijo branco, ou requeijão com a linhaça. E o leite com o achocolatado porque eu não gosto do café”, contou Janaína.
“Peixe é difícil eu comer. De vez em quando eu como. Acho que dá para seguir essa dieta. Não é ruim não”, disse Silmara.
Durante três semanas elas seguiram o cardápio anti-TPM e, ao final, revelaram que perceberam muitas mudanças. As dores e até mesmo o stress diminuíram.
Feitos um para o outro.
“Arroz com feijão é uma mistura ideal, pois traz proteínas essenciais para o nosso organismo”, afirmou a nutricionista Alessandra Missio.

A combinação também fortalece os dentes. E o segredo é preparar os alimentos com água da torneira nos municípios que aplicam o flúor.
Durante o preparo o arroz e o feijão absorvem o flúor presente na água.
Uma pesquisa da Faculdade de Odontologia da Unicamp em Piracicaba revela que durante a mastigação desses alimentos a quantidade de flúor liberada na saliva aumenta dez vezes e depois o flúor ainda é absorvido pelo organismo, vai para a corrente sanguínea e retorna à boca.
“Quando você bebe a água você ingere e vai direto para o estômago, então na boca não aumenta a concentração. Agora o arroz com feijão você está mastigando, nesse período que você está mastigando para triturar o alimento para ser absorvido, é que a concentração aumenta, e fica muito maior que a água que você bebe”, afirmou o professor Jaime Aparecido Cury, da Unicamp.
Os estudos mostram que o ser humano produz até um litro de saliva por dia. E o flúor presente na boca fica até 12 horas nos dentes. Um forte aliado na prevenção de carie.
A pesquisa envolveu crianças entre 4 e 5 anos de uma escola. Quase metade do flúor presente no organismo dos pequenos veio dos alimentos
As descobertas da ciência não mudaram a rotina depois da merenda.

“Pra você evitar totalmente cárie dental, é obvio que você precisa escovar os dentes. O que o flúor faz é compensar as deficiências da escovação das pessoas com o seu efeito anticárie”, explicou Jaime Aparecido Cury.
Combinação perfeita, sorriso garantido.

Fonte: G1
edição do  06/07/2012 23h06
 

Sem comentários:

Direitos do Leite da terra

Todos os direitos reservados. Nenhuma parte poderá ser reproduzida, de forma alguma, sem a permissão formal por escrito do seu autor, excepto as citações incorporadas em artigos e ou postes com os devidos créditos