sexta-feira, 28 de junho de 2013

Ervas aromáticas em vez de sal

A sua utilização na cozinha tem diversos efeitos benéficos para a saúde, diz a DGS
Uma das formas de reduzir o consumo de sal recomendada pela Direcção-Geral da Saúde (DGS) é a sua substituição por ervas aromáticas. A utilização destas na cozinha, diz a DGS, pode "influenciar dupla e positivamente a saúde, quer pela redução da quantidade de sal nos alimentos quer pelas propriedades benéficas que apresentam para a saúde". É aconselhável usá-las em cru, adicionando-as aos alimentos no final da preparação destes.
As ervas aromáticas - e estamos a falar de alho, aipo, alecrim, cebola, cebolinho, coentros, endro, erva-cidreira, estragão, gengibre, funcho, hortelã, louro, orégãos, manjericão, poejo, salsa, sálvia, segurelha, tomilho - têm proteínas, vitaminas e substâncias fitoquímicas que actuam como antioxidantes, bactericidas, antivírus, fitoesteróis e indutores ou inibidores de enzimas. Estas substâncias serão as responsáveis por várias das propriedades atribuídas às ervas aromáticas: efeitos positivos na prevenção do cancro, no funcionamento dos sistemas cardiovascular, reprodutivo e nervoso. As ervas aromáticas são "excelentes fontes de antioxidantes naturais".



Fonte: Publico

Sem comentários:

Direitos do Leite da terra

Todos os direitos reservados. Nenhuma parte poderá ser reproduzida, de forma alguma, sem a permissão formal por escrito do seu autor, excepto as citações incorporadas em artigos e ou postes com os devidos créditos