segunda-feira, 1 de julho de 2013

Estudantes provam que as plantas morrem na presença de wi-fi

Estudantes provam que as plantas morrem na presença de wi-fi

Cinco estudantes dinamarquesas realizaram uma experiência científica que originou resultados chocantes sobre os efeitos das radiações dos telemóveis nos seres vivos. O projecto foi inspirado pela própria constatação das jovens de que tinham dificuldades em dormir quando os aparelhos estavam perto das suas cabeças, durante a noite. Sem recursos para testarem os efeitos das radiações nos seres humanos, optaram por usar plantas.
Elas encheram seis tabuleiros com sementes de agrião lepidium sativum e colocaram-nos numa sala, juntamente com dois routers sem fios que emitem o mesmo tipo de radiação que um telemóvel. Ao mesmo tempo, colocaram seis tabuleiros iguais numa sala sem wi-fi.
A experiência durou 12 dias. Durante esse período, ambas as amostras foram mantidas húmidas e as suas temperaturas foram controladas. O resultado mostrou que o agrião exposto à radiação wi-fi se recusou a crescer, tendo a maior parte mesmo morrido. As plantas sem exposição à radiação permaneceram verdes e saudáveis.
As jovens receberam um prémio a nível regional e um investigador do Karolinska Institute, na Suécia, já se mostrou interessado em recriar a sua pesquisa em laboratório.
Este simples passo pode ajudar a dar os primeiros passos na preservação da saúde face aos avanços tecnológicos. Esta noite vai mesmo querer dormir com o telemóvel na mesa-de-cabeceira e o router dentro do quarto?

Sem comentários:

Direitos do Leite da terra

Todos os direitos reservados. Nenhuma parte poderá ser reproduzida, de forma alguma, sem a permissão formal por escrito do seu autor, excepto as citações incorporadas em artigos e ou postes com os devidos créditos