terça-feira, 6 de agosto de 2013

TRIGO SARRACENO - o trigo que não é trigo!!!



Vamos falar do 
trigo sarraceno 
germinados e desidratado




O trigo sarraceno, ou mouro é rico em nutrientes e fibras, além da rutina, um flavonóide que promove a saúde dos vasos sanguíneos, prevenindo doenças cardíacas, diabetes, etc. O grão trigo sarraceno, em princípio
não contém glúten, desde que não haja contaminações no processo de produção e embalagem do produto.O Trigo Sarraceno germinado é um cereal crocante, livre de glúten, rico em proteínas, aminoácidos e antioxidantes, que protegem o organismo dos radicais livres e promovem a boa saúde. Também tem grandes quantidades de vitamina E. A Vitamina E ajuda a prevenir os danos às células. Outros nutrientes presentes no trigo Sarraceno são aminoácidos essenciais, o ferro, ácido fólico, zinco, cobre, manganês, magnésio, selénio, vitaminas B, Omega-6 e fibras dietéticas solúveis. A fibra dietética melhora a sua saúde digestiva e auxilia na eliminação, e ajuda a evitar flutuações de açúcar no sangue, os seus efeitos benéficos também estão ligados à presença de flavonóides, com destaque para a rutina (Vitamina P) e a quercetina.

Embora muita gente pense que o trigo-sarraceno é um cereal, ele é na verdade a semente de um fruto aparentado com o ruibarbo e as azedas. (Classificamo-lo como grão no nosso website porque ele é assim classificado numa perspectiva culinária.) As flores do trigo-sarraceno são muito perfumadas e atraentes para as abelhas que as usam para produzir um mel escuro especial, de aroma forte. Enquanto o trigo-sarraceno é semelhante em tamanho ao grão de trigo, apresenta uma forma triangular única. Para ser comestível, a casca exterior tem de ser removida, um processo que exige equipamento próprio de moagem, devido à sua forma pouco habitual.
Energizante e nutritivo, o trigo-sarraceno é vendido simples ou torrado, este último designado por vezes «kasha», do qual se faz um prato tradicional europeu. O trigo-sarraceno cru tem um sabor suave e subtil, enquanto o trigo-sarraceno cortado tem um sabor mais forte a noz. A sua cor varia do rosa escuro ao castanho. O trigo-sarraceno é muitas vezes servido como alternativa à papa de aveia. O trigo-sarraceno também apresenta altas quantidades de farelo, disponível quer nas variedades leve ou integral, com a variedade integral mais nutritiva. Uma vez que o trigo-sarraceno não contém glúten, é muitas vezes misturado com qualquer tipo de farinha com glúten (como o trigo) para bolos.

170 GRS / 157.43 CALORIAS
NUTRIENTES
QUANT.
DDR (%)
DENSIDADE DO NUTRIENTE
CLASS.
MANGANÉSIO
0.68 mg
34.0
4.0
muito bom
TRIPTOFANOS
0.08 g
25.0
2.9
bom
MAGNÉSIO
85.68 mg
21.4
2.5
bom
FIBRAS
4.54 g
18.2
2.1
bom

Benefícios para a Saúde

● Afecções Circulatórias
● Hipertensão Arterial
● Arteriosclerose
● Fragilidade Capilar
● Aumento das Necessidades Nutritivas

Dosagem diária recomendada - 1/4 a 1/2 chávena de chá por dia.

Exemplo para uma receita com Trigo Sarraceno Germinado - Receita de pequeno almoço
Servir numa tijela;
1/2 chávena de trigo Sarraceno germinado, com 1/2 banana em fatias, 2 colheres de sopa de mirtilos, 1 colher de chá de pepitas de cacau, 15 bagas gojie e 1 chávena de leite de amêndoa.
Desfrute!

Veja AQUI uma receita deliciosa de Pão Essénio de Trigo Sarraceno

Fonte: Alimentação Saudavel e Biosamara

Sem comentários:

Direitos do Leite da terra

Todos os direitos reservados. Nenhuma parte poderá ser reproduzida, de forma alguma, sem a permissão formal por escrito do seu autor, excepto as citações incorporadas em artigos e ou postes com os devidos créditos