segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

Como germinar broto de lentilha

Primeiro dia: escolhe a lentilha (neste tem 1 xic.), retira todos os meio grãos, os murchinhos e os estragados. Lava bem com água corrente e coloca de molho num vidro coberto com um guardanapo de tecido. Na manhã seguinte já vai notar que as sementes estão inchadinhas.
 
 
Segundo dia: Escorre a agua que pernoitou e lava bem. Escorre numa peneira e devolve ao vidro escorridas. Coloca  cobertas em local claro e ventilado, onde não bata sol diretamente.  Vai ver que no final desse segundo dia algumas sementes já estão germinadas. 
 
 
Terceiro dia: Lava novamente com cuidado para não estragar os brotos, escorre e cobre novamente. Vai ver que os brotos estão crescendo e em alguns já tem uma primeira folhinha. 
 
 
Quarto dia: Lava novamente e escorre. Observe que as folhas ja abriram.
 
Quinto dia: Nesse estágio já podem ser consumidas. Pode deixar mais um dia se quiser que terá mais uma folha, mas eu prefiro assim que os brotinhos estão bem tenros é melhor para saladas. Também pode tirar uma parte e deixar o restante crescendo mais.
Retira do vidro com a ajuda de um garfo comprido ou pinça. Vai estar bem apertadinho porque os brotinhos quando crescem se entrelaçam.  Lava  bem em água corrente.
Em locais menos ensolarados e com temperatura mais amena que aqui pode demorar um pouco mais para germinar mas em média é esse tempo.
Fonte: http://agulhaspinceisemais.blogspot.com.br/

13 comentários:

Ivone disse...

use água filtrada ou alcalina

Anónimo disse...

Amei vou amanha msm começo

Anónimo disse...

Paulo d Souza
Boa dica! Valeu!

Cida Paiva disse...

Ótima explicação. Obrigada!!!

Lun4tika disse...


tentei germinar aqui em casa, não deu certo. fiz assim:
~primeiro dia- deixei na agua por 12 h.
~segundo dia- lavei numa peneira e retornei os brotinhos pro pote
~terceiro dia- lavei numa peneira e retornei os brotinhos pro pote
~quarto dia- já estavam com cheiro meio podre, mesmo assim, lavei e retornei pro pote
~quinto dia- cheiro podre total =/

Onde foi que eu errei?
Obs: só deixei de molho na agua no primeiro dia, dps eu só lavava e deixava sem agua, será que foi isso?

leite da terra disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
leite da terra disse...

Os grãos germinados são considerados alimentos bioactivos (activam a vida) e constituem praticamente os únicos alimentos que chegam aos nossos pratos com o seu potencial vital totalmente inalterado e, mesmo aumentado exponencialmente. Um grão, depois de germinado pode ver multiplicado o seu teor de minerais ou vitaminas em cerca de 20 vezes, o que possibilita a realização de uma alimentação muito mais rica e completa. De salientar também que os grãos germinados constituem fontes vegetais de vitaminas, o que assume uma importância crucial se pensarmos nos regimes alimentares vegans.
Os grãos germinados possuem propriedades importantíssimas como facilitar as reacções metabólicas e a regeneração celular, bem como a estimulação e aumento das defesas imunitárias do organismo humano.

Leguminosas
Germinar Lentilhas

Lentilhas – ao contrário do feijão, as lentilhas não provocam perturbações digestivas. É um grão nutritivo, rico em ferro, cálcio e vit. B e C. Com a germinação, constitui uma fonte importante de Vit. B(x5), aminoácidos e caroteno.

O germinador é um recipiente que assegura as condições de permanência e a escorrência eficaz dos grãos durante a germinação. Existem germinadores de vários tipos, feitos de materiais diferentes. Antigamente os germinadores mais vulgares eram feitos de barro. Hoje em dia vulgarizou-se o seu fabrico em plástico com características especiais que assegura as condições essenciais à germinação. Alguns destes germinadores apresentam ainda a possibilidade de germinar vários tipos de grãos ao mesmo tempo.

O processo de germinação é fácil:
Muitos de nós já germinaram grãos, porque este processo fazia parte do programa das aulas de biologia do liceu. O processo é fácil, requerendo apenas grãos de boa qualidade, um germinador e algum tempo. Para uma boa germinação, basta seguir os seguintes passos:

1. Colocar uma quantidade de grãos num recipiente não furado (taça, prato fundo) e colocar água, preferencialmente de fonte ou mineral.

2. Deixar demolhar durante uma noite

3. Na manhã seguinte escorrer a água dos grãos

4. Enxaguá-los com água corrente e escorrê-los.

5. Colocá-los no germinador e colocar num local à sombra ou num armário com luz, arejado e não muito frio, que utilize frequentemente (para não esquecer o germinador). Duas vezes por dia deve passar os grãos por água corrente e deixá-los escorrer no germinador. Voltar depois a colocar no local de germinação.

6. Ao fim de 3-4 dias os germes serão já bem visíveis. Neste momento já podem ser utilizados, mas se esperar 6 ou 7 dias tornar-se-ão rebentos bastante maiores e mais enriquecidos.

Grãos suculentos, apetitosos, nutritivos e vivos, com elevados teores de vitaminas e minerais, capazes de suprir eventuais défices alimentares e tornar a alimentação num auxílio importante para a saúde e o bem-estar.

Veja onde pode ter falhado. Se precisar de ajuda volte a escrever!

Anónimo disse...

Lun4tika,
Acho que vc não deve ter escorrido bem, e acabou estragando pq tinha muita umidade. Tenta deixar o pote inclinado num escorredor do segundo dia em diante, mantendo o pote com a gaze normalmente

Anónimo disse...

Posso utilizar o mesmo processo com o feijão?

jamanta disse...

Pode ser o local com temperatura alta

Unknown disse...

Boa tarde,

Consegui fazer em casa. Minha dúvida é em quanto tempo tenho que consumir e se depois de germinada pode ir para a geladeira para interromper o processo e aumentar a durabilidade?

Anónimo disse...

Estava fazendo utilizando outros métodos, mas só agora consegui, obrigado

Unknown disse...

Qual o risco de se desenvolver salmonela nos brotos??

Direitos do Leite da terra

Todos os direitos reservados. Nenhuma parte poderá ser reproduzida, de forma alguma, sem a permissão formal por escrito do seu autor, excepto as citações incorporadas em artigos e ou postes com os devidos créditos