segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Os segredos da Herdade do Freixo do Meio - Germinados

Germinados
É no processo de germinação que a planta alcança o seu potencial energético!
Desde Agosto de 2011 que alguns animais da Herdade do Freixo do Meio são diariamente alimentados com germinados de trigo e aveia de sementes biológicas!  



            

O que são Germinados?  
     
São alimentos “vivos” e ricos em minerais e vitaminas, daí os seus benefícios energéticos como é o caso da vitamina C, que é praticamente inexistente na semente de trigo, mas que, uma vez germinado, aumenta significativamente o seu teor.
Os germinados para uma boa produção requerem ambientes sombrios.É fundamental que o local de produção seja resguardado da incidência directa dos raios solares e que não haja circulação de mosquitos e moscas para evitar a deposição de ovos nos germinados.
O período de crescimento é rápido, as necessidades são única e exclusivamente de água para obter energia da semente mais proteína do germinado.
Em sementes demolhadas 24 horas antes de as distribuir no tabuleiro, ganha-se tempo, acelerando e uniformizando o processo de germinação.
Em tabuleiros perfurados e devidamente desinfectados preenche-se o fundo com sementes, mantendo ao longo do crescimento alguma humidade, através da rega várias vezes ao dia consoante a temperatura do ar.
Em 8 dias, não mais, obtém-se um relvado de sementes altamente nutritivos não só a nível energético, como proteico e vitamínico.     

 Apesar de ser um processo trabalhoso e que requer alguma rotina e organização no trabalho é importantíssimo ao fazer novos tabuleiros lavar e escovar bem para eliminar qualquer risco de contaminação para os novos germinados que aí vão ser feitos.
É uma forma de produzir alimento de elevada qualidade, de forma mais económica e sustentável, reduzindo a utilização dos factores de produção externos à Herdade e tendo disponível para os animais alimento verde durante todo o ano.  
   

Fonte: http://www.herdadedofreixodomeio.com

Sem comentários:

Direitos do Leite da terra

Todos os direitos reservados. Nenhuma parte poderá ser reproduzida, de forma alguma, sem a permissão formal por escrito do seu autor, excepto as citações incorporadas em artigos e ou postes com os devidos créditos