quarta-feira, 16 de julho de 2014

Queijo Cheddar Cru


Ingredientes:
1 1/2 xícaras de castanha de caju bruta embebida por 4 a 6 horas em água purificada.
2 colheres de sopa tomates secos cortados em pequenos pedaços com uma tesoura de cozinha, em seguida, embebidos em água purificada com as castanhas de caju.
1/4 xícara de levedura nutricional
1 colher de sopa de xerez seco (opcional)
1 colher de sopa bem cheia de grão de bico (deixar embebido em água purificada por 6 a 8 horas)
1 colher de sopa de vinagre de maçã crua
Sal marinho a gosto
1 colher de chá de cebola em pó
1/2 colher de chá de mostarda seca em pó
1/2 colher de chá de páprica defumada
1/4 colher de chá de açafrão
Pimenta caiena a gosto (traços)
1/2 xícara de óleo de coco não refinado orgânico
Modo de preparo:
Despeje a água de maceração fora das castanhas de caju e tomates secos, em seguida, enxágue-os com água purificada fresca. Escorra bem.
Coloque as castanhas de caju, os tomates e o grão de bico em um processador de alimentos ou liquidificador de alta potência e pulse até que eles comecem a formar uma pasta, raspando as laterais, conforme necessário.
Adicione todos os temperos e pulse até misturar completamente. Adicione o óleo de coco.
Misture ou processe até que esteja completamente lisa, raspando os lados ocasionalmente. Este processo pode demorar até 10 minutos em um processador de alimentos e alguns minutos, em um misturador eléctrico.
Armazene o queijo em um recipiente. Cubra e leve à geladeira por 4 a 6 horas ou até que o queijo esteja bem firme. Retire o queijo do recipiente e coloque numa superfície limpa. Com as mãos, molde as bolas de queijo.
Notas:
O óleo de coco não refinado orgânico deixa um leve sabor de coco no produto acabado. Se preferir, você pode usar o óleo de coco refinado para não acentuar o sabor de coco.
A bola de queijo pode ser servida como está ou enrolada em qualquer variedade de nozes e ou ervas picadas. Eu usei amêndoas, mas pedaços de nozes ou pedaços de nozes com salsa fresca ou tomilho.
A bola de queijo fica mais suave, uma vez que atinge a temperatura ambiente, por isso é melhor se for mantida refrigerada até imediatamente antes da utilização.

Sem comentários:

Direitos do Leite da terra

Todos os direitos reservados. Nenhuma parte poderá ser reproduzida, de forma alguma, sem a permissão formal por escrito do seu autor, excepto as citações incorporadas em artigos e ou postes com os devidos créditos