segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

Touching the Earth, de Thich Nhat Hanh.

Trecho extraído do livro: Touching the Earth, de Thich Nhat Hanh. Um ensinamento em forma de prece, para o cozinhar e o trabalho na cozinha como prática de meditação.



Senhor Buda, quando estou cozinhando para a Sanga ou minha família, eu posso praticar a atenção plena e a cozinha se torna minha sala de meditação. Quando eu coloco a água numa bacia para lavar os vegetais, eu olho profundamente na água para ver sua maravilhosa natureza. Eu vejo que a água vem do alto das montanhas ou do interior da terra directamente para minha cozinha. Eu sei que há lugares na Terra onde existe a escassez de água e as pessoas têm que andar quilómetros para buscá-la. Aqui, a água está disponível assim que eu abro a torneira. Se a água falta por algumas horas, eu sinto imediatamente sua falta.
Consciente da preciosidade da água limpa, eu valorizo a água que está disponível para mim. Eu também valorizo a electricidade que uso para acender a luz e ferver uma jarra de água. Eu apenas preciso estar consciente da existência de água e electricidade que está facilmente disponível para mim, e fico feliz imediatamente. Quando estou descascando os vegetais ou cozinhando eles, eu posso fazê-lo com atenção plena e com amor. Eu sei que trabalhando com atenção plena e amor, eu saberei como manter minha energia e não ficarei cansado.
Quando vejo o ato de cozinhar como meio de oferecer nutrição e cuidado para minha família e amigos, eu facilmente encontrarei alegria e paz no que estarei fazendo. Olhando profundamente para o tomate, a cenoura ou um pedaço de tofu, eu posso ver a natureza maravilhosa dessas coisas, como eles foram nutridos pelo solo, pelo sol, pela chuva, desde que era uma semente. Quando eu faço um chá, eu olho profundamente para ver as colinas de plantas de chá nas montanhas do norte do Vietname ou as colinas enevoadas na Índia.
Trabalhando em silêncio com meus amigos e família, nós cozinhamos a refeição com atenção plena, amor e alegria. Na cozinha há um altar para o Bodhisattva da cozinha, e quando começamos a cozinhar nós podemos acender um incenso e continuar a prática de cozinhar numa dimensão espiritual.
Consagrado Buda, eu devo organizar minha vida e devo ter tempo e energia suficiente para cozinhar de um modo vagaroso e pacífico. Eu prometo que não falarei com irritação nem de modo desagradável na cozinha. Eu estou consciente que a energia do amor e da harmonia na cozinha directamente penetra no alimento que estou cozinhando e que oferecerei para meus entes queridos.
Tocando a Terra
Eu toco a terra três vezes antes de invocar o Bodhisattva da cozinha, pedindo ao Bodhisattva para ser testemunha da minha pratica de cozinhar com atenção consciente.
No Budismo, um bodisatva ou bodhisattva (em sânscritoबोधिसत्त्व bodhisattva; em páliबोधिसत्तbodhisatta), é um ser [sattvailuminado [bodhi]. Tradicionalmente, um bodhisattva é qualquer pessoa que, movida por grande compaixão, gerou bodhicitta, que é o desejo espontâneo de atingir o mesmo status de Buda para o benefício de todos os seres sencientes[1] . 


Vagas Limitadas.
Faça já a sua inscrição!
informações e inscrições: 
leitedaterra@gmail.com


Sem comentários:

Direitos do Leite da terra

Todos os direitos reservados. Nenhuma parte poderá ser reproduzida, de forma alguma, sem a permissão formal por escrito do seu autor, excepto as citações incorporadas em artigos e ou postes com os devidos créditos